Esboço de Sermão 12112012


Texto Bíblico: E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide. E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei. E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira. E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.  2 Reis 6:1-7

Tema: O poder vindo do alto

Sentença interrogativa: Podemos ter os mesmos poderes que os heróis do passado?

Sentença de transição: Sim, segundo as escrituras: E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:17-18 

Desenvolvimento: Eliseu o sucessor e grande amigo do profeta Elias.

Segundo estudos na palavra Eliseu recebeu de Deus mais poder que Elias:

  • Ele aumentou o azeite da viúva pobre
  • Ele ressuscitou o filho da sunamita.
  • Ficou conhecido em Israel como o “homem de Deus”. 

Eliseu fez muitos milagres, e hoje vamos conhecer mais dois deles. Eliseu tinha vários discípulos; eram alunos que aprendiam com ele muitas coisas sobre Deus e Suas leis (a Bíblia). Eles moravam junto com Eliseu na casa dos profetas. Fazia muito tempo que não chovia por ali e tudo estava ficando muito seco:

Veneno

A terra já não produzia frutas nem legumes e não havia quase que nada pra comer. Certo dia, Eliseu pediu a Geazi, um dos rapazes, para fazer uma sopa, então apanhou uma planta diferente, que ele não conhecia, e preparou com ela uma sopa. Quando todos já estavam comendo, alguém gritou: “morte na panela…!”. A planta era venenosa. Será que os que experimentaram iriam morrer? Na mesma hora, Eliseu misturou farinha na sopa, e já não havia mais perigo. Todos puderam comer. Esse foi mais um milagre que Eliseu realizou.

Machado

A casa onde Eliseu e seus amigos moravam era pequena, então, resolveram construir uma casa maior. Eles pegaram um machado emprestado e foram a uma floresta, à beira do rio Jordão, para retirar madeira. Enquanto estavam cortando a árvore, o machado soltou das mãos de um dos rapazes e caiu dentro do rio. O machado afundou porque era muito pesado, Mas pesado do que o martelo que vocês seguram. E agora? Como vão cortar a madeira? E o machado nem era deles!

Então Eliseu cortou um pedaço de pau e jogou sobre o lugar onde caíra o machado e de repente… que surpresa… o machado começou a flutuar. Eliseu disse ao moço: “pegue o machado”. O rapaz pegou e pode continuar o seu trabalho.

Conclusão: Para nós é impossível fazer flutuar essa ferramenta, mas para Eliseu não houve problema porque Deus lhe deu poder. Eliseu fez muitas coisas para ajudar as pessoas e realizou grandes milagres. Era um homem que amava a Deus e fazia sempre a Sua vontade. Nós não podemos fazer as mesmas coisas que Eliseu fez, mas há muitas outras que podemos fazer, por exemplo: dar comida a alguém que está com fome; falar de Jesus a um amigo ou até mesmo convidá-lo para via à igreja. O que você pode fazer para Deus?

Os comentários estão desativados.