Capelania e Capelão


960_c27344e5-2381-3a59-9708-4e85f078a3b1Sobre Capelania 

Capelania é uma entidade ou organização religiosa de prestação de serviços e assistência social, ela pode ser civil ou militar, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII. 
A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas lideranças evangélicas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de uma pessoa de estímulo e entusiasmo.  

Sobre o Capelão 

Capelão é um assistente religioso e social, ele pode ser um simples membro de uma igreja ou obreiro, diácono, presbítero, evangelista, missionário, ministro do evangelho, pastor, bispo e reverendo. 
Para isso é necessário o treinamento e capacitação do Capelão para desenvolver bem suas habilidades dentro das áreas social e religiosa.  
As áreas de atuação do Capelão podem ser: Carcerária (Prisional), Ecológica, Empresarial, Escolar (Estudantil), Esportiva, Familiar, Fúnebre, Hospitalar, Infantil, Militar, Órgãos Públicos, Social e Socorro. 
O papel fundamental do Capelão é zelar e cuidar da sociedade, contribuindo intensamente para a saúde espiritual e emocional do ser humano. 
O Capelão com suas habilidades poderá contribuir com a saúde da sociedade e desenvolver um trabalho produtivo nas áreas da Pregação e Evangelização. 

Cursos de Capelania 

A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas lideranças evangélicas do mundo. 
Tanto a Instituição de Capelania como o Capelão devem estar preparados para exercer com proficiência suas atividades, neste caso o suporte da instituição ou organização de Capelania é fundamental para que o Capelão exerça suas funções com sabedoria e preparo. 
Existem cursos presenciais e cursos a distância, nestas modalidades o candidato a Capelão deve avaliar qual o melhor formato para ele de acordo com seu tempo e disponibilidade. 
O conteúdo programático é muito importante, verifique se o curso oferecido pela instituição contempla todas as áreas obrigatórias de conhecimento para a formação de um bom Capelão. 
Existem instituições que estão ligadas a outras no mundo inteiro ou possuem filiais em outros países, com seus trabalhos reconhecidos internacionalmente. Caso seu objetivo maior seja ser um Capelão Internacional, vale ressaltar que uma organização internacional possa ser sua melhor escolha. 

Os comentários estão desativados.